Instrumentos Normativos
Os Instrumentos Normativos da Missão Apostólica são documentos oficiais que regem a vida da Missão Apostólica como uma organização centrada em Cristo. Estas normas e regulamentos estabelecem e descrevem os princípios bíblicos e doutrinas que regem a vida da Igreja como um todo.
Os Instrumentos Normativos da Missão Apostólica incluem os Princípios Doutrinários, o Estatuto, os Manuais e os Atos Administrativos. Estes documentos definem e orientam as práticas da Igreja Missão Apostólica de modo a honrar a Deus e promover a igreja como uma unidade global de membros fiéis a Cristo Jesus.
Os Princípios Doutrinários da Missão Apostólica são os documentos básicos da fé cristã, que reúnem o entendimento da comunidade sobre o Deus Trino e o Seu plano de salvação. Nele se faz a confissão de fé das Escrituras Sagradas, e reflete a interpretação que a Igreja dá a tudo isso. É assim que os membros da Missão Apostólica professam sua crença na verdade cristã, e obedecem a Deus.
O Estatuto da Missão Apostólica é o documento que regula a relação entre os membros, estabelecendo as responsabilidades e a forma de como a comunidade se organiza. Como documento legal, o Estatuto é publicado e regularmente revisto pela Diretoria para aprovação em Assembleia Geral. É o documento que contém normas sobre organização, governo, hierarquia, direitos, deveres e todas as outras questões ligadas ao funcionamento da Igreja.
Os Manuais da Missão Apostólica são documentos específicos que regulam o comportamento dos membros, estabelecendo as normas para uma vida cristã e congregacional. Estas normas incluem a vida espiritual, as responsabilidades da comunidade e as práticas estritamente proibidas. Servem para demonstrar aos membros que a Missão Apostólica permite a liberdade do Espírito Santo, mas que, para que o Espírito possa atuar, existem limites dentro dos quais se vive.
Os atos administrativos da Missão Apostólica são documentos oficiais emitidos pelas autoridades religiosas, como o Pastor Titular e a Diretoria, para estabelecer a diretriz de como a comunidade deve funcionar. Estes documentos podem conter normas para culto, pactos entre instâncias da Igreja, diretrizes para atividades e outros temas que envolvam a liderança. São documentos importantes para o indicar o caminho a ser seguido e garantir o bom funcionamento da Igreja.
Os Instrumentos Normativos são atos formais da Missão Apostólica que estabelecem mecanismos de controle e uniformização dos procedimentos a serem seguidos pela Diretoria e pelos Membros, com fins de cumprir os dispositivos legais regulamentares, as doutrinas, políticas e diretrizes internas da Igreja.