As bênçãos da direção de Deus
Amém! Glória a Deus! A paz do Senhor irmãos!
Vamos nos colocar de pé para fazermos a leitura da Palavra de Deus. Vamos abrir a Bíblia, na página 90, do Antigo Testamento, da Bíblia do Culto. Em Êxodo, Capítulo 13, Versículo 20, 21 e 22. Êxodo, Capítulo 13, Versículo 20, 21 e 22. Eu vou ler o 20, os irmãos 21 e depois eu leio 22. Diz assim:
Assim partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, à entrada do deserto. E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. Não desaparecia de diante do povo a coluna de nuvem de dia, nem a coluna de fogo de noite.
Êxodo 13:20-22
Amém! os irmãos podem se assentar, em nome de Jesus.
Irmãos, nós estamos muito felizes, porque estamos na presença de Deus. Hoje, o testemunho da irmã Adriana, né irmã Adriana? que a senhora acabou de dar aqui foi maravilhoso. Que a irmã continue firme na presença do Senhor aqui, nesta igreja, e com certeza sempre nós estaremos de braços abertos, para ajudar uns aos outros em nome de Jesus. Glória a Deus!
E hoje nós estamos num culto de adoração a Deus, e lemos essa passagem, que Deus nos concedeu, nesta noite. Essa passagem de Êxodo, capítulo 13, do Versículo 20 ao 22. Que fala sobre as bênçãos de Deus no deserto. A benção da direção de Deus, de ser guiado por Deus.
Irmãos, eu vou fazer uma pergunta, que eu tenho certeza de que, a maioria vai responder, e realmente será uma resposta positiva. Você já experimentou a direção de Deus? Eu tenho certeza que aqui, nós temos homens e mulheres de Deus, que responderam sim, que já experimentaram a direção de Deus. Como seria, meu irmão e minha irmã, se todas as pessoas, que se dizem de Deus, homens e mulheres de Deus, servem a Deus, como seria a vida delas se realmente elas andassem na direção de Deus? Como seria?
Você, nós, temos coragem de deixar Deus direcionar a nossa vida? Como seria a vida dessas pessoas se elas, realmente, deixassem Deus dá direção para a vida delas? Deus realmente guiar elas? Deus realmente conduzi-las? Como seria diferente? Muitas das tragédias que nós temos hoje nós não teríamos. Muitas pessoas que passam desta vida para a outra vida, ou seja, morrem nessa vida, talvez não morressem nesse tempo, mas poderia ter um tempo de vida maior nesta terra, porque estariam na direção de Deus.
Então, meu irmão e minha irmã, está na direção de Deus traz bênçãos do Céus. Está na direção de Deus traz benefícios. Está na direção de Deus significa que nós não estamos no controle. Quem está no controle é Deus. Quem é que tá no controle da sua vida meu irmão e minha irmã? Quem é que conduz a sua vida? Quem é que conduz a sua decisão? Quem é que faz o seu caminho, ou seja, será que é você que acorda de manhã e diz o que você vai fazer da sua vida ou você já entregou a sua vida nas mãos de Deus? O Senhor Jesus não quer pessoas que se conduz por si mesmas, porque quem se conduz por si mesmo, já não precisa de Deus. Fala com sua própria atitude que não precisa de Deus. Mas todo aquele que se coloca na disposição de Deus, submisso a presença de Deus. Submisso, obediente ele diz assim com sua atitude:
Eu preciso de Deus na minha vida. Sem o Senhor eu não posso nada.
Foi isso que Pedro falou. Certa vez, muitas pessoas estavam ouvindo Jesus pregar e ensinar. Jesus começou a falar algumas palavras pesadas. As pessoas não aceitaram a Palavra do Senhor e foram saindo pela sua própria direção. Foram embora pela própria vontade. Jesus chega para Pedro e os demais discípulos e diz assim?
Vocês também não querem ir?
Mas Pedro diz assim:
Para onde iremos nós se só tu tens palavras de vida eterna.
o que Pedro estava falando era o seguinte:
Eu não posso dirigir a minha vida. Como que eu vou dirigir na minha vida se só o Senhor tem esse poder de guiar-me?
Meu irmão e minha irmã, será que vocês tem colocado Deus na direção de suas vidas? Nas suas decisões? Será que realmente vocês tem confiado na disposição de Deus em ajuda-los?
Pedro entregou a vida dele nas mãos do Senhor. As vezes nós, que se autodeclaramos de Deus, não queremos colocar a nossa vida nas mãos dele. Mas é necessário que coloquemos, e quando colocamos, as nossas vidas nas mãos do Senhor, isso não se torna em vão. Essa disposição, essa obediência, não é em vão. Tem muitas pessoas que pensam que quando colocarem a vida delas na direção de Deus, elas perderão. Pensam que vão perder. Mas Jesus está dizendo nesta noite que, quem coloca a própria vida na direção de Deus não vai perder nada. Tem muitas pessoas que colocam muitas barreiras e pensam que vão perder. Jesus diz assim:
Quem quiser ganhar a sua vida, perdê-la-á.
Vai perder. Se você quer sair da direção de Deus, saiba que você vai perder a sua vida. Porque assim diz a Palavra de Deus:
Quem quiser ganhar a sua a sua vida, perdê-la-á.
Quem quiser ganhar a sua vida vai perder. Vai perder a própria vida. Vai perder os benefícios de Deus nesta terra. Será que vale a pena sair da direção de Deus? Será que vale a pena perder a presença do Deus todo-poderoso? O Senhor Jesus diz assim:
Quem não deixar casa, pai, mãe, irmão, marido, mulher, por amor a mim, não é digno de mim
Quem sai da direção de Deus, colocando culpa em “a”, em “b”, é porque não está na direção certa. Quem está na direção, realmente, de Deus, não não olha nem a direita, ele não olha a esquerda, ele não olhar atrás. Ele vai seguindo adiante. Ele vai caminhando, marchando, mas ele não desiste da caminhada. Será que você tem pensado em desistir da caminhada? Se você tem pensado em desistir, o Senhor Jesus está dizendo nessa noite:
Eu não tenho prazer naquele que põe a mão no arado e olha para trás.
O Senhor não quer que você olhe para trás. Ele não quer que você olha para o seu passado. Ele não quer que você olha para trás. Ele não quer que você olha para baixo. Olhe para o alto. Olhe para Ele, porque é dele que vem a direção certa.
Aonde você tem procurado direção? Será que você tem que procurado conselho em quem não tem conselho? Será que você tem procurado palavra em quem não tem palavra? Saiba, saiba que as pessoas do mundo estão sem Deus. Elas estão sem salvação. E quando você vai procurar uma direção naquele que não tem direção você vai cair. O senhor não quer que você caia.
Como um cego guiará outro cego?
Não tem como. Mas o Senhor deseja abrir a sua visão hoje, nesta noite. Ele está aqui, para quem quiser ver, vê. Se você deseja, então veja a glória de Deus. Veja a direção de Deus para sua vida. A direção de Deus é quando Ele vai na frente. Quem está na frente da sua igreja? Quem está na frente da sua casa? Quem está na frente da sua vida? É você ou é Deus? Deixa Deus entrar na frente. Deixa ele ir adiante. Ele quer estar na frente. Não passe na frente de Deus. Deixa Ele na frente. Ele quer está na frente. Quando Ele está na frente, quando Ele está na frente coisas gloriosas acontecem.
Ele estava na frente do povo de Israel. Quando Ele está na frente há uma coluna de nuvem. Você pode estar no Deserto. O deserto é provação. O deserto é problema. O deserto é decepção. É o sol forte do meio-dia na sua cabeça. Mas quando você está na direção de Deus, em meio ao problema, em meio a decepção, em meio as tribulações da vida a nuvem do céu aparece. A nuvem no céu aparece para quê? Para te guiar. Então a primeira bênção que nós vemos aqui, é quando você deixa Deus guiar a sua vida, você não se perderá. O deserto pode ser imenso. Pode ser grande, mas a direção será certa. Você não vai se perder, porque quem está na frente é o Senhor. É Ele quem te guia. A nuvem de Deus vai na frente da sua vida. A nuvem de Deus está te guiando. A nuvem de Deus quer te conduzir. Ela vai ser a direção. Aonde ela apontar você vai. Então caminhe, marche, não pare, continue, avance, vai adiante.
As vezes chega à noite. À noite é quando a gente não tem visão. Às vezes, quando nós não estamos vendo nada, procuramos consultar uma pessoa ou outra. Na maioria das vezes, a gente não procura o conselho com a pessoa certa, e aí vem o erro. Mas quando você está na direção de Deus pode acontecer que você não enxergue, mas quando você dá conta, há um fogo que ilumina, ou seja, há uma luz que clareia. A luz de Deus clareia. Ela apresenta aquilo que, outrora, não era apresentado. Ela mostra o problema que nós não conseguíamos ver. A luz de Deus vem para tirar todo engano da nossa vida. Se você está, talvez, perturbado, a luz de Deus, hoje, vai a frente para iluminar, ou seja, para fazer de você uma pessoa abençoada.
Qual é a benção que você está precisando? A luz de Deus vai clarear. Deus vai clarear aquilo que está oculto, escuro e difícil, Deus vai iluminando. Observe o Versículo 21, o Senhor ia adiante. Ir adiante é ir na frente. De dia, Ele estava numa coluna de nuvem para os guiar. Ele é o guia. E de noite? De noite numa Coluna de Fogo para os iluminar. Então Ele ilumina o nosso caminho. O Senhor está iluminando o nosso caminho. Não saia da Luz de Deus. Não troque a luz pelo escuro. Não troque a direção do Senhor pela falta de controle. Quando a gente, primeiro, deixa a escravidão. Porque o pessoal aqui, o povo de Deus estava saindo da onde? Do Egito, da escravidão, ou seja, o Egito é o mundo. Quando a gente está saindo do mundo há muito problema, muito entrave, há muitas batalhas, há muitas pelejas. Mas o Senhor, no deserto (que é um lugar que tribulação), envia o seu comando para não nos deixar perecer, para não nos deixar perder. O comando de Deus aqui é a nuvem que guia, que dirige e é o fogo que ilumina. Receba o fogo de Deus. O fogo de Deus é para iluminar sua vida. Talvez você esteja confuso, perturbado, mas a luz de Deus não deixa confusão. Não deixa perturbação. Então a luz de Deus tira toda dúvida e acompanha nossa jornada até o fim. Veja bem o versículo 22, nunca, nunca, nunca tirou de diante da face do povo, nem a nuvem e nem o fogo.
Então, Deus nunca vai abandonar. Tem muitas pessoas reclamando dizendo que Deus a abandonou, mas não foi Deus, são as pessoas que abandonam a Deus. São as pessoas que desobedecem e saem da direção de Deus. Mas hoje, Deus está te chamando para voltar para a direção dele. Ele quer nos guiar. Vamos nos deixar ser guiados por Deus e não por aquilo que pensamos ou por outras pessoas. E não, como apóstolo Paulo fala, por ventos de doutrina.
Irmãos, essa é a palavra que nós deixamos aqui em nome de Jesus para todos os irmãos. Para nós. Deus nos concede essas três bênçãos: a liberdade do pecado, do Egito, do mundo. Livres, livre estou como diz o hino da Harpa Cristã. Em segundo lugar, Ele nos dirige. Ele guia o nosso caminho. Nós não vamos nos perder, no final nós vamos ganhar. Essa é a promessa. E por fim, a iluminação. Pode estar tudo escuro, mas a luz de Deus não nos deixa cair. Ela não nos deixa se perder. Ela vai seguindo na frente e iluminando a nossa estrada. Amém irmãos? Em nome de Jesus, eu agradeço a oportunidade. Amém! Passo a palavra, agora, de novo, para o pastor Emanuel.
0 Comentários