DOMINGO DE PENTECOSTES
O PODER VIVE EM VOCÊ
“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. – Atos 1:8
VOCÊ RECEBEU PODER DO CÉU PARA VIVER NA TERRA COM UM PROPÓSITO MAIOR!
O ESPÍRITO SANTO DE DEUS, DENTRO DE VOCÊ, É PARA LIVRAR VOCÊ DO DOMÍNIO DA CARNE, TE CONDUZIR À UMA MISSÃO PARA ALÉM DE VOCÊ MESMO!
– O que é Pentecoste?
Como a Páscoa, é também uma festa judaica que ganhou um novo significado com a fé cristã.
– PENTECOSTES PARA O JUDAISMO:
Festa da Colheita (no hebraico: hag haqasir). Por se tratar de uma colheita de grãos (trigo e cevada), essa festa ganhou esse nome.
Festa das Semanas (no hebraico: hag xabu’ot – Shuavot ). A razão desse nome está no período de tempo entre a Páscoa e esta festa, que é de sete semanas. Esta festa acontece cinquenta dias depois da Páscoa, com a colheita da cevada, e o encerramento acontece com a colheita do trigo.
Shavuot “[sete] semanas” é o nome da festa judaica também conhecida como Festa das Colheitas ou Festa das Primícias.
E também remota aos 50 Dias entre a Páscoa e o recebimento da Lei por Moisés, no deserto.
- PENTECOSTES PARA O CRISTIANISMO:
A denominação Pentecostes, vem do helenismo na Judeia, cujo significado é «cinquenta dias depois (da Páscoa)». Como o Império Grego passou a ter hegemonia em 331 a.C., é provável que o nome Pentecostes tenha ganhado popularidade a partir desse período.
Pentecostes é o símbolo do Cenáculo, onde os apóstolos se reuniram, pela primeira vez, à espera do Espírito Santo. O Cenáculo, Atualmente o 50º dia após a Páscoa é considerado pelos cristãos como o dia de Pentecostes, e também foi o dia da descida do Espiríto Santo (Espírito de Deus) sobre os apóstolos. Tal experiência é chamada de batismo no Espírito Santo. Existem movimentos inspirados no Pentecostes em toda a história do cristianismo, sendo enfatizados, especialmente em meados do século XX, com o surgimento das primeiras Igrejas Pentecostais, e o nascimento da Renovação Carismática Católica.
Seja pelos móvitos do AT e do NT, temos que celebrar Pentecostes e manter viva esta mensagem.
Portanto pentecostes é celebrar…
Vida, libertação do pecado, colheita abundante, primícias, batismo, poder, bênção do Espírito dentro de nós!
SOMOS TODOS EM JESUS, CASA DO ESPÍRITO SANTO.
“E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;
e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.” – Atos 2:17-18
OS DONS ESPIRITUAIS SÃO DE DEUS PARA O HOMEM, MAS OS FRUTOS SÃO DO HOMEM PARA DEUS.
UMA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO, ESTÁ VAZIA DE RELIGIOSIDADE E ORGULHO.
Disse João, o Batista: “Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.” Mateus 3:11
– Batismo em ÁGUAS – na conversão – que simboliza a SALVAÇÃO.
– Batismo no FOGO (Espírito) – na jornada cristã – que simboliza a SANTIFICAÇÃO.
E esta diferenciação fica ainda mais clara em um relato de Lucas, sobre o ministério de Paulo, quando chega em Éfeso:“Paulo, atravessando as regiões altas, chegou a Éfeso. Ali encontrou alguns discípulos e lhes perguntou: “Vocês receberam o Espírito Santo quando creram? ” Eles responderam: “Não, nem sequer ouvimos que existe o Espírito Santo”. “Então, que batismo vocês receberam? “, perguntou Paulo. “O batismo de João”, responderam eles.” – Atos 19:1-3
Então é assim, se você não foi batizado com o Espírito Santo no ato da conversão, você precisa ter esta experiência com ELE. Ore sobre isto e peça a alguém para orar e impor as mãos sobre sua vida, como Paulo fez com aqueles irmãos em Éfeso.
- QUANDO SE VIVE A VIDA PLENA NO ESPÍRITO, VOCÊ…
1. MANIFESTA OUSADIA NA PALAVRA: At. 4.8
“Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: “Autoridades e líderes do povo!”
- QUANDO SE VIVE A VIDA PLENA NO ESPÍRITO, VOCÊ…
2. DESFRUTA DE SATISFAÇÃO: At. 13.52
“Os discípulos continuavam cheios de alegria e do Espírito Santo.”
- QUANDO SE VIVE A VIDA PLENA NO ESPÍRITO, VOCÊ…
3. PROMOVE A UNIDADE DA FAMÍLIA DA FÉ: Ef. 4.3
“Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.”
- QUANDO SE VIVE A VIDA PLENA NO ESPÍRITO, VOCÊ…
4. PROMOVE ADORAÇÃO A DEUS: Ef. 5.19-20
“Falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.”
- QUANDO SE VIVE A VIDA PLENA NO ESPÍRITO, VOCÊ…
5. GUARDA O QUE FOI DEPOSITADO EM SUA VIDA: 2 Tm. 1:14
“Quanto ao bom depósito, guarde-o por meio do Espírito Santo que habita em nós.”
Pessoas espirituais sabem guarder o que receberam, pessoas ignorantes e rebeldes desprezam tudo o que receberam na vida.
- QUANDO SE VIVE A VIDA PLENA NO ESPÍRITO, VOCÊ…
6. ANUNCIA COM CORAGEM A PALAVRA: At. 4:31
“Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.”
“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de PODER, de amor e de equilíbrio.” – 2 Timóteo 1:7
- CONCLUSÃO:
Tudo está sobre JESUS, e quem tem JESUS tem tudo.
O Espirito Santo, na terra, foi prometido primeiro a JESUS; Nele se cumpriu esta Palavra!
“O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor.” – Isaías 11:2
0 Comentários